A tireoide é uma glândula em forma de escudo ou borboleta, que fica abaixo do pomo-de-adão, na parte de baixo do pescoço. Ela produz hormônios que são importantes para as células do nosso corpo, que cuidam do nosso metabolismo.
Os principais problemas dela são:
- alteração na produção dos seus hormônios (para mais ou para menos);
- nódulos, que podem ser do bem ou câncer.
Sabendo quais os seus principais problemas, como saber se tenho algum deles?
A alteração na produção dos seus hormônios é detectada no exame de sangue, que avalia o nível dos hormônios produzidos por ela.
Os nódulos existem em cerca de 50% das pessoas (chegando até a 75%), com até 15% sendo malignos e os outros 85% são benignos. Eles podem aparecer sem explicação ou ter relação com fatores de risco, como idade, sexo, história familiar e exposição à radiação. A avaliação dos nódulos é feita pelo ultrassom, que detecta nódulos a partir de 2 mm e avalia o risco de ser maligno dependendo das suas características. Para o diagnóstico definitivo, é necessário fazer a punção para confirmar se é câncer.
As alterações descritas acima podem acontecer em qualquer idade e precisam de diagnóstico precoce para evitar complicações, sejam relacionadas aos hormônios ou ao câncer.
Na maior parte das vezes, os problemas existem e as pessoas não suspeitam. Por isso, é importante fazer o checkup anual com exames de sangue e de ultrassom da tireoide.
Quando foi a última vez que você fez?
Aproveite e marque já sua avaliação.