Na semana que tem o dia da tireoide,a clínica Chromos resolveu falar um pouco sobre o assunto todos os dias. Eu decidi fazer um post pra falar um pouco sobre ela, um órgão pequeno e leve, localizado na parte baixa do pescoço (abaixo do pomo de adão), que é responsável pelo metabolismo do nosso corpo e que regula os nossos órgãos através dos seus hormônios.
Quando penso em tireoide, imediatamente lembro de uma frase muito comum no consultório: doutor, eu tenho tireoide! E a minha resposta é: Que bom. Eu também.
Dito isso, temos a primeira verdade: a tireoide é um órgão que todos nós temos, com exceção de algumas pessoas que não possuem desde o nascimento (agenesia tireoidiana) ou que retiraram por cirurgia (tireoidectomia total).
Oh, doutor! Mas eu quis dizer que eu tenho problema na tireoide. A resposta então é ajustada: Ah, agora eu entendi. E começo a explicação sobre a segunda verdade: Os problemas da tireoide são comuns, principalmente no sexo feminino e com o aumento de idade, principalmente acima dos 50 anos.
Entendi, doutor, mas na minha família muitas pessoas têm problema na tireoide. Pode ser genético? Essa já não é uma dúvida tão comum, mas que eu sempre falo e também quando aparece eu sei que posso conversar ainda mais sobre um órgão que acho fantástico. Então respondo a terceira verdade: Sim. A história familiar de doenças da tireoide é um ponto importante, sendo necessário ter ainda mais atenção para evitar problemas maiores.
Qual a sua dúvida sobre tireoide? Escreva aqui para que possamos dizer se é mito ou verdade e ajudarmos você a cuidar melhor da sua saúde.