No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, perdendo só para o câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para 2020 é de 65.840 novos casos.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza abaixo da bexiga e na frente do reto, em forma de maçã. Ela envolve a uretra, por onde passa a urina, e produz uma parte do sêmen (esperma) do homem.
É um câncer mais comum em idosos, principalmente a partir dos 60 anos, que vem sendo mais diagnosticado por conta da realização de exames, informação e aumento na expectativa de vida.
Os principais fatores de risco são:
Na maioria dos casos, o tumor cresce de forma muito lenta e pode não dar sinais ou sintomas, com alguns casos tendo dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, porém alguns crescem rapidamente e se espalham para outros órgãos, principalmente os ossos provocando fraturas e dor, causar desnutrição e insuficiência renal, podendo levar até à morte.
O diagnóstico precoce possui o objetivo de encontrar o câncer o mais cedo possível para aumentar as chances de cura, sendo feito através de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, bem como através da biópsia por ultrassom.
Essa foi a primeira postagem sobre câncer de próstata.
Escreva sua dúvida e deixe sugestões abaixo!
Compartilhe com quem precisa dessas informações!