O Outubro Rosa consiste em um movimento que nasceu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O objetivo é fortalecer as recomendações para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.
Os fatores de risco consistem:
Ambientais e comportamentais:
História reprodutiva e hormonal:
Genéticos e hereditários:
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, alimentação saudável, amamentação e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 40 a 69 anos façam ultrassonografia e mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) anualmente. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para decidir a conduta a ser adotada.
E você, mulher, quando fez seu exame? E suas familiares, como mãe, irmã(s), tia(s) prima(s), amigas e colegas de trabalho?
Consulte regularmente seu ginecologista.
Marque seu exame conosco.