No artigo anterior sobre tireoide falei que os nódulos existem em cerca de 50% das pessoas (chegando até a 75%), com até 15% sendo malignos e os outros 85% são benignos. Eles podem aparecer sem explicação ou ter relação com fatores de risco, como idade, sexo, história familiar e exposição à radiação.
Algumas pessoas já sabem que possuem nódulo(s) na tireoide e a maior parte das pessoas sequer desconfia. Abaixo falarei sobre 6 sinais de alerta para a necessidade de avaliação:
1- Aumento de tamanho na região do pescoço;
2- Perda de peso sem explicação;
3- Alteração da voz: Rouquidão;
4- Dificuldade de engolir;
5- Aumento de ínguas no pescoço;
6- Dor ou desconforto no pescoço;
Diante de um dos sinais acima, é fundamental uma consulta médica e a avaliação por ultrassom, para pesquisar nódulos e avaliar o risco de ser câncer dependendo das suas características. Para o diagnóstico definitivo, é necessário fazer a punção para confirmar se é câncer ou não.
Lembrando que os nódulos podem acontecer em qualquer idade e precisam de diagnóstico precoce para evitar complicações, como as relacionadas à cirurgia ou por disseminação para outros lugares do corpo.
Na maior parte das vezes, os problemas existem e as pessoas não suspeitam. Por isso, é importante fazer o checkup anual com exames de sangue e de ultrassom da tireoide.
Quando foi a última vez que você fez?
Aproveite e marque já sua avaliação.